Identificar sinais de dor em gatos pode ser uma tarefa difícil, já que eles não costumam demonstrar sinais claros devido ao seu instinto. Mas, com um pouco de atenção, é possível notar mudanças em seu comportamento.
Sinais de que o gato está com dor
Se você tem um felino, precisa prestar um pouco mais de atenção aos detalhes, porque são esses pequenos sinais que entregam que o animal está com algum tipo de dor. Infelizmente alguns sintomas são notados quando o quadro de saúde do felino está avançado. Portanto, atenção aos sinais de dor nos gatos.
– Felino apático: é um dos principais sinais de dor justamente por ser uma espécie mais agitada. Desinteresse, quietude e falta de animação são sinais de alerta.
– Dificuldade na locomoção: é natural que eles tenham o hábito de pular, correr e subir em móveis. Caso note uma redução desse comportamento, rejeição a exercícios e dificuldade para andar, levantar ou correr, fique alerta, pois o pet pode estar com dor.
– Não se lambe mais: os felinos são animais extremamente limpos e costumam manter uma rotina de “banhos” diários por meio da lambedura. Ver o gato se lambendo é algo comum. Porém, quando esse comportamento diminui ou desaparece, é um sinal de alerta. Isso pode indicar dor localizada, já que o gatinho pode estar sentindo desconforto ou dificuldade para alcançar e lamber certas regiões do corpo.
– Lambedura excessiva em certas regiões: a lambedura em excesso pode indicar que o gato sente dor em alguma região específica do corpo. Esse comportamento pode estar relacionado a dor, coceira ou problemas de pele, como a dermatite psicogênica, uma condição causada pelo estresse.
– Postura curvada: uma das maneiros do felino amenizar a dor, é andar e dormir com as costas curvadas e arqueadas.
– Miados excessivos: é normal que alguns gatinhos miem mais do que outros. Porém, se você perceber que o felino está miando mais do que o habitual, de forma diferente e persistente, sem causa aparente, fique atento: ele pode estar tentando avisar que existe algum incômodo.
– Falta de apetite: a falta de apetite é um sinal muito comum quando o felino está com dor. É importante ficar atento, pois a falta de alimentação pode levar a outros quadros, como anorexia.
– Sensibilidade e aversão ao toque: se o seu gatinho se incomoda ao ser tocado e começa a vocalizar ou, em alguns casos, reage agressivamente, ele pode estar com dor.
– Necessidades fora da caixa: fazer as necessidades fora da caixa é um dos meios de chamar a atenção do tutor para mostrar que tem algum problema. Por isso, se encontrar xixi e cocô pela casa, fique atento e não brigue nem puna o seu gato.
Fazer as necessidades fora da caixa nem sempre é um sinal de dor. Pode significar outros problemas que o gato esteja enfrentando, como localização da caixa, mau cheiro, conflito com outro gato da casa ou doenças do trato urinário.
Posso dar remédio de dor para o gato?
Não, não pode. Se você perceber que seu gato está sentindo dor, o recomendável é levá-lo imediatamente ao médico veterinário. Ele irá avaliar o pet e indicar o tratamento mais adequado.
A dor em gatos não é um problema isolado. Muitas vezes, ela é um sinal de doenças que exigem cuidados que vão muito além de um simples analgésico. Por isso, nunca medique por conta própria.
Além disso, muitos medicamentos de uso humano são tóxicos para os felinos, podendo agravar o quadro de saúde.
Conheça a escala de dor em gatos
Fonte da imagem: Sanar Saúde
Sempre consulte um médico-veterinário.
Aqui no Nosso Vet, nossa equipe e estrutura estão preparadas para agir com rapidez e segurança.


